segunda-feira, 6 de junho de 2011

MAPA SOBRE AS NAVEGAÇÕES PORTUGUESAS

Oiê.... estava navegando na web e me deparei com este mapa das navegações portuguesas. Maneiro, né? Nele temos as rotas dos principais navegadores portugueses, todos em busca de especiarias orientais, ouro, pedras preciosas e escravos africanos. Fato que enriqueceu não só a burguesia lusitana, mas principalmente a Coroa portuguesa e junto a ela a nobreza. Espero que vocês também gostem.
FUI!

6 comentários:

  1. Professora, os portugueses conseguiram quebrar o monopólio árabe-veneziano?Porque no mapa aparece que uma das rotas (a de Pedro de Covilha) passou pelo Mediterrâneo, mar que, se não me engano, era rota exclusiva dos burgueses italianos.

    Gabriel Ribeiro - 703

    ResponderExcluir
  2. Gabriel, querido,
    conseguem sim. Apesar de algumas rotas passarem pelo Mediterrâneo, o Oceano Atlântico passa a ser o principal oceano para as rotas marítimas que levavam às Índias. Desta forma, os italianos perdem completamente o comércio exclusivo, já que as rotas se ampliam e outras nações, como os portugueses, conseguem comércio com as especiairias orientais pelo Atlântico.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Tá de boa, prof.Valeu!

    Gabriel Ribeiro - 703

    ResponderExcluir
  4. O monopólio árabe e "italiano" no mediterranêo não foi quebrado. A viagem do Pero foi meramente exploratória e ele viajou disfarçado de mercador: uma viagem inclusive que foi por terra e mar e muito mais demorada que o "caminho das Índias" de Vasco da Gama. Nota: Pedro de Covilha (ou Pero Covilha) chegou as Índias muito antes de Vasco da Gama, se o caminho via mediterraneo, que foi o que ele traçou tivesse aberto, não fariam sentido as viagens posteriores de Vasco nem de Cabral as Índias (esta ultima com escala no "Novo Mundo")

    ResponderExcluir
  5. Nao gosto da forma que fala ,acho que vc nao é portuguesa mas eu sou, mas nao tenho nada a ver com isso.
    Gostei muito do seu trabalho porque me ajudou muito a fazer um trabalho para História e Geografia de Portugual!!
    Obrigado e desculpe alguma coisa!

    ResponderExcluir

comentem, perguntem, participem